Este blog é parte integrante da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

domingo, 19 de setembro de 2010

O Fascínio das Mil e Uma Noites!

As fabulosas histórias das "Mil e Uma Noites" sempre me encantaram... Desde pequena que sou fascinada pelos contos "das arábias"!  Sempre que passava na TV algum desenho animado, filme ou adptação de Aladim, Ali Babá, e cia eu fazia tudo pra não perder.

Lembro que no Sítio do Picapau Amarelo virava e mexia, surgia uma história das "arábias". "Abu-kir e Abu-Sir" em 1981, "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" em 1982 e "Califa por um Dia" em 1983. Em 1979 sei que teve também "O Gênio da Lâmpada", mas esse eu não cheguei a ver - ou não lembro.

Dos três episódios o que mais gostei foi do "Ali Babá"! Emília entrava na história e encarnava a personagem Morgiana. No ano seguinte a boneca também entrava na história, e encarnava uma dançarina do Califa chamada Cana-de-Açúcar.

O visual, as músicas, as roupas, danças, comidas, aqueles palácios... My God! Aquilo tudo é lindo demais!!!

Quando eu era adolescente (agora já passei dos trinta) eu peguei emprestados com minha tia, irmã do meu pai à qual sempre fui muito apegada, os doze livros da coleção das "Mil e Uma Noites" que ela tinha (vou explicar depois o porquê do "tinha" - no pretérito imperfeito). Fui pegando um por um. Naquela época eu morava no mesmo bairro onde ela mora até hoje. Terminava de ler um, devolvia, e já pegava o próximo. E assim me deliciei com as maravilhas de Sheherazade*.

Passados alguns anos, pensei em pegar de novo com ela a coleção pra eu ir lendo, novamente um livro de cada vez. Mas acabava me esquecendo de tocar no assunto a cada vez que ia à casa dela. Nós sempre ficávamos conversando a tarde inteira. Muitas vezes eu ia pra lá ao meio-dia e dava meia-noite eu ainda estava lá! Quando chovia e eu estava sem sombrinha/guarda-chuva, minha mãe costumava ir me buscar tardão da noite, porque eu não estava com a chave de casa e ela queria ir dormir! rsrsrsrs

Poucos meses depois do falecimento da minha mãe que ocorreu em setembro de 2002, eu me mudei daquele bairro no qual morei desde meus dois anos de idade. As minhas visitas à querida Tia Filhinha ficaram menos frequentes.

Eu pensava seriamente em comprar a coleção das "Mil e Uma Noites" quando, um dia, durante uma visita à Tia Filhinha em que levei junto a minha outra tia (a Tidissa, irmã mais velha da minha mãe, que mora comigo), ela me faz uma proposta irrecusável: me oferece o presente mais precioso de todos os que ela me já deu (incluindo bonecas, perfumes, CDs e jóias) e que poderia me dar: A COLEÇÃO DAS MIL E UMA NOITES!!!

Fiquei olhando pra ela com cara de boba, até que ela falou: "Quer ou não quer?". Eu disse: "Mas a senhora vai se desfazer dessa preciosidade?!". E ela me respondeu que já tinha lido várias vezes, que estava ficando com a vista cansada, envelhecendo... esses papos de corôa. rsrsrs E ela disse também que sabia que eu adorava a coleção e poderia aproveitá-la melhor que ela. Então eu disse: "Quero, claro!" Tentei não parecer tão eufórica, mas acho que não consegui! hauhuhahauha Agradeci um montão de vezes! Foi um presentão, o maior que ela já me deu e um dos maiores que já ganhei em toda a minha vida - até hoje, claro, porque espero, se Deus quiser, ainda viver bastante! hehehe

Entenderam agora o porquê do "tinha" lá em cima? Pois é isso! É porque a coleção agora é minha e está bem aqui pertinho de mim. É só eu esticar a mão pra alcançar os doze preciosos livros de capa dura e vermelha. Poder ler sempre que me dá vontade essas histórias encantadas pra mim é um privilégio enorme. E por isso sempre vou agradecer à minha tia, que me ensinou tanta coisa legal. Foi ela que na minha infância e adolescência, me apresentou a escritores, de Jorge Amado a José de Alencar. Foi com ela que aprendi a gostar de música clássica como Mozart, Chopin, Beethoven entre vários outros grandes compositores.

Minha mãe também gostava de ler essas obras mas não lhe sobrava tempo pra isso; e quanto à música clássica, ela não gostava muito. Ouvia música internacional comigo, de Beatles a Guns N' Roses. Mas não era tão fã de música clássica não... Se bem que, Beatles é clássico também, né? rsrsrs

E será o próximo assunto aqui do blog... Por hoje é "só"!

*Sherazade é (SPOILER) a personagem inicial das Mil e Uma Noites. É com ela que tudo começa; é ela quem conta essas histórias, todas as noites, com intuito de aplacar a ira no coração de seu marido, o sultão. Quer saber mais? LEIA AS MIL E UMA NOITES!  rsrsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário